Corpus Christi em Chapadão do Sul será feriado municipal e ponto facultativo na sexta-feira (31)

Corpus Christi em Chapadão do Sul será feriado municipal e ponto facultativo na sexta-feira (31)

A celebração cristã da Igreja Católica do Corpus Christi não é feriado nacional, o Governo Federal decreta ponto facultativo no País e deixa para cada município decidir sobre a decretação ou não do feriado.

Em Chapadão do Sul, a data importante do cristianismo o Corpus Christi, neste ano celebrado no dia 29 de maio, quinta-feira, é feriado municipal (previsto na Lei nº 345/2000). Este feriado pode representar, para muita gente, de Chapadão do Sul, um feriadão, a municipalidade ainda decretou ponto facultativo no dia 31 de maio, sexta-feira.

Lembra o Escritório Ética Assessoria Empresarial, de Chapadão do Sul, que consta na CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas que em feriado a folga é obrigatório, caso do empresário convoque o colaborador ao trabalho no feriado, deve pagar hora trabalhada em dobro, já em ponto facultativo não incide horas extras, é considerado dia normal de trabalho

Celebração
Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia.

Segundo a CNBB, a palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

“A festa de “Corpus Christi”, é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). Assim, vemos que quem pediu que nós ao longo dos tempos e da história celebrássemos s Eucaristia foi o próprio Cristo. A Igreja Católica cumpre este mandato até hoje, para perpetuar a presença salvadora de Jesus na história”.

Já se tornou tradição nas comunidades católicas a confecção de um grande tapete decorado com flores e materiais diversos para decoração, para passagem do celebrante empunhando o Santo Sacrário. Com o passar dos anos, com os materiais decorativos estão sendo incluídos alimentos e roupas para serem distribuídos às famílias carentes.

Neste ano, em Chapadão do Sul, o CTG Cultivando a Tradição está liderando um movimento para que o tapete do Corpus Christi seja decorado com alimentos, roupas e calçados, para serem entregues para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)