Prefeito Anízio Andrade convocou reunião de "emergência" para discutir segurança nas escolas

Prefeito Anízio Andrade convocou reunião de

O prefeito de Paraíso das Águas, Anízio de Andrade  convocou uma reunião de urgência com representantes dos poderes públicos e forças policiais para debater a segurança nas escolas da cidade e dos distritos.  O objetivo é buscar soluções preventivas após a explosão de casos de ataques contra alunos e professores em diversos estados do Brasil. O último registro foi em Santa Catarina quando um homem armado de machadinha matou quatro crianças com idades entre 4 a 7 anos numa creche.

Segundo o prefeito o momento é a busca de alternativas para reforçar a segurança dentro de sala de aula e no entorno das escolas. A educação é uma pauta prioritária em Paraíso das Águas. Em março deste anos  foi feito o maior investimento da história do município que  aplicou cerca de R$ 10 milhões na construção, ampliação e reformas  nos colégios da sede e dos distritos de forma igualitária.

Toda esta grande estrutura será objeto de uma política direcionada á segurança da comunidade escolar.  A Polícia Militar já realiza periodicamente rondas ostensivas nos perímetros escolares. As câmeras de monitoramento da sede  distritos estão em funcionamento e já auxiliaram na elucidação de vários crimes.  As escolas  são monitoradas há algum tempo, com circuito interno. Estuda-se a possibilidade de conectá-las ao sistema de monitoramento das forças policiais.

De imediato, ficou definido que a Prefeitura Municipal viabilizará meios legais para a implantação de seguranças armados na área externa das escolas.

PARTICIPARAM da reunião de emergência

Delegado de Polícia Civil (Igor Duarte Sousa), representante do comando do 3° Pelotão de Polícia Militar (Tenente Pires), presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Vaner Pelegrin), Vereadores Edson da Oficina, Fio do Povo, Tuta, Neife Vida e Carrerinha, diretora da Escola Municipal Professora Lizete Rivelli Alpe (Luciani Denise Bento), Policial Civil (Luciano), Militar (Dayner), secretários municipais (Didi, Ildo Furtado, João Donizete e Rozilda Calabria), diretor do SAAE (Carlos Rodrigo) e jurídico da Prefeitura (Dr. Jaibis e Dr. Renato).

Ideias debatidas e sugeridas:

-  Aumento de efetivo policial é necessário, reforçar a segurança de nosso município, que possui uma área extensa, acima de 5.060 km²;

Vigilantes nas escolas do município, em especial seguranças armados, contratação por meio de uma empresa, altamente treinados e responsáveis.

- Implantação de detector de metais nas unidades escolares;

- Investimento nos muros das escolas.

Fonte BNC NOTICIAS