PMMS apresenta à sociedade 52 novos oficiais

PMMS apresenta à sociedade 52 novos oficiais

Campo Grande (MS) – Na última quinta-feira (17/08), aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a Solenidade de Formatura do Curso de Formação de Oficiais da PMMS (2ª Turma). Foram entregues à sociedade sul-mato-grossense 52 novos oficiais que serão lotados em Campo Grande e no interior do Estado. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares.

O curso de formação de Oficiais teve início em julho de 2021 e ao fim de dois anos os formandos deixaram a academia. Os formandos são da 2ª Turma e fazem parte do 1º concurso público para oficiais da PMMS.

Durante a solenidade os novos oficiais realizaram a devolução do Espadim Tiradentes, arma que conduziram com galhardia durante a formação, recebendo a tão esperada espada de oficial.

O Espadim Tiradentes é conferido ao cadete (aluno oficial) da PMMS como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, como referência e culto à memória do mártir da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier. Eles permanecem com o espadim durante os dois anos de curso e, quando terminam a formação, são declarados aspirantes, devolvendo a arma.

Espadim devolvido pelos novos oficiais. Créditos: Assessoria de Comunicação da PMMS

Em suas palavras, a Subcomandante-Geral e Comandante Geral em exercício da PMMS, Coronel PM Neidy Nunes Barbosa Centurião disse ser um evento único, pois durante dois anos foram forjados profissionais que irão desempenhar trabalho de excelência no Estado. Ainda, aproveitou o momento e agradeceu ao Governo do Estado e à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) pelos investimentos realizados na Corporação.

Coronel PM Neidy Nunes Barbosa Centurião. Créditos: Assessoria de Comunicação da PMMS

Já o paraninfo da turma, o deputado estadual Coronel Davi disse ser um evento de alegria e emoção, pois como ex-comandante-Geral da PMMS, testemunhou a formatura da Turma Xaraés, desejando ainda que mantenham o foco na defesa e proteção do cidadão.

Deputado estadual Coronel Davi, paraninfo da Turma Xaraés. Créditos: Assessoria de Comunicação da PMMS

Por fim, o secretário adjunto de Estado e Justiça e Segurança Pública, Coronel Ary Carlos Barbosa frisou a entrega dos 52 novos oficiais à sociedade e que esses serão futuros comandantes de unidades da Polícia Militar. Disse ainda que os aspirantes fizeram uma escolha, que é de se dedicar ao bem-estar da população e segurança.

Secretário adjunto de Estado e Justiça e Segurança Pública, Coronel Ary Carlos Barbosa. Créditos: Assessoria de Comunicação da PMMS

Ao final da solenidade, a recém-formada turma de aspirantes deu o seu último fora de forma aos acordes da canção “Adeus, minha escola querida” e houve o momento solene da continência individual dos novos aspirantes ao Pavilhão Nacional.   

O curso de formação de oficiais completou ao todo 2.953 horas-aulas, sendo que os então cadetes passaram por um rigoroso programa de formação, que abrangeu disciplinas de gestão, aspectos legais e práticas essenciais, como tiro e práticas operacionais, entre outras, capacitando-os para as funções operacionais e administrativas.

Confira as imagens.

Assessoria de Comunicação da PMMS