Mato Grosso do Sul apresenta queda nos casos de dengue, aponta Ministério da Saúde

Mato Grosso do Sul apresenta queda nos casos de dengue, aponta Ministério da Saúde
Dengue (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

 

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (14), sinalizam um cenário mais positivo no enfrentamento da dengue em Mato Grosso do Sul, com a queda nos casos da doença referentes à Semana Epidemiológica 19.

Segundo a pasta, Mato Grosso do Sul, outros 23 estados e o Distrito Federal registraram queda na incidência da doença e dois ainda seguem com cenário de estabilidade. Com isso, segundo o Ministério, o cenário é positivo.

Até o momento, o país possui 4,7 milhões de casos prováveis da doença e os óbitos totalizam 2,5 mil. Estão em tendência de queda, além de MS: Acre; Alagoas; Amazonas; Amapá; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rondônia; Roraima; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Sergipe; São Paulo e Tocantins. Apenas Maranhão e Mato Grosso apresentam estabilidade.
Mudança significativa

“É uma mudança significativa de tendência da incidência da doença. Seguindo o padrão do avanço da dengue, a previsão é que os dois únicos estados que ainda estão em estabilidade já entrem em queda nas próximas semanas”, explicou, em entrevista coletiva, a secretária de Vigilância em Saúde em Ambiente, Ethel Maciel.

A secretária celebrou o freio no avanço da doença e anunciou que mais esforços estão sendo empregados para o controle das arboviroses no país. Amanhã (15) e quinta-feira (16), o Ministério da Saúde vai promover uma oficina de trabalho com os maiores especialistas em arboviroses do país.

“A ideia é produzir subsídios para a construção do plano de enfrentamento 2024/2025. Feito isso, a etapa seguinte será a pactuação nos conselhos municipais e estaduais para implantar esse plano”, acrescentou.
Rio Grande do Sul

Quanto à vigilância do Ministério no Rio Grande do Sul – estado atingido por fortes chuvas nas últimas semanas – Ethel explicou que a atualização de casos de dengue não mostra uma mudança significativa.

“Mas estamos atentos com o nível da água e inundação de áreas verdes. Por isso, o Ministério da Saúde vai acompanhar de forma diferenciada a situação da região”, informou.

Com o cenário de estabilidade em todo o país, a pasta passa a fazer as atualizações de arboviroses por meio de informes semanais. O Painel de Arboviroses segue sendo atualizado diariamente.

Fonte: Midiamax