No dia Mundial da Água, Costa Rica realiza ação para combater poluição do Meio Ambiente

No dia Mundial da Água, Costa Rica realiza ação para combater poluição do Meio Ambiente
Nesta quarta-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Poder Público de Costa Rica realizou uma ação no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, visando incentivar a reflexão sobre a importância deste elemento essencial para a manutenção da vida.
 
Durante a atividade, os servidores da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) e do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) coletaram resíduos sólidos descartados inadequadamente nas ruas da cidade, que acabam sendo levados pela drenagem urbana e depositados nas margens do rio, causando poluição ao meio ambiente.
 
Em um mundo onde a disponibilidade de água potável é cada vez mais escassa, é fundamental que todos se conscientizem sobre a necessidade de preservar esse bem mais precioso. Em Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, as autoridades locais têm se empenhado para garantir que a população tenha acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente.
 
O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou os investimentos realizados pelo município para melhorar o fornecimento de água e esgoto. "Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso à água de qualidade e que essa água seja tratada e devolvida ao meio ambiente de forma adequada", disse.
 
O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, destacou a importância de realizar ações como essa para alertar a população sobre a importância da preservação da água. "É fundamental que todos se envolvam nessa luta para conservar esse recurso tão essencial para a vida", afirmou.
 
Por fim, o diretor geral do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) reforçou a importância da conscientização e da participação da comunidade para garantir a preservação da água. "Precisamos nos unir em torno dessa causa para garantir que as futuras gerações tenham acesso a esse recurso tão valioso", concluiu.
 
Estiveram presentes à ação, a engenheira sanitarista e ambiental, Brena Juliana Higa; a chefe de Meio Ambiente de Costa Rica, Iva Barbosa Narciso e a equipe de manutenção do parque.
 
O Dia Mundial da Água
 
A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 21 de fevereiro de 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de preservar o recurso da natureza. Conforme prescrito no artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos da Água, “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos”.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista