Escola Cívico-Militar de Costa Rica realiza instrução de orientação com bússola para 32 alunos do 9º ano

Escola Cívico-Militar de Costa Rica realiza instrução de orientação com bússola para 32 alunos do 9º ano
Na última quinta-feira, dia 20 de junho de 2024, a Escola Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Morais, de Costa Rica/MS, realizou uma instrução de orientação com bússola para 32 alunos do 9º ano. O evento teve início às 13h e terminou às 17h30min e ocorreu em uma área de floresta plantada de eucalipto, próxima ao perímetro urbano da cidade.
 
A atividade faz parte do "Projeto de Valores" desenvolvido pela escola, em complementação às disciplinas trabalhadas em sala de aula. As ações foram planejadas em conjunto com a coordenadoria pedagógica da escola Cívico-Militar e foram gerenciadas e executadas pelo Corpo de Bombeiros Militar em Costa Rica.
 
Para a realização da instrução, contou-se com o apoio de dois professores das áreas de educação física e matemática, uma psicóloga, uma assistente social, seis acadêmicos do curso de enfermagem e a supervisão da enfermeira coordenadora do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Costa Rica.
 
Os alunos foram divididos em grupos de quatro integrantes e cada equipe tinha como meta cumprir as funções de homem bússola, homem ponto, homem carta, homem referência e homem passo. Durante a dinâmica, os estudantes tiveram que realizar a orientação da bússola na carta de navegação, realizar cálculos matemáticos e seguir direcionamentos para o deslocamento orientado.
 
A cerimônia de encerramento da instrução contou com a presença da diretora da escola Cívico-Militar, Tânia Regina Godoy Correia, e da secretária de Educação, Maria Almeida. Segundo a avaliação da diretora, o evento atingiu e até mesmo superou as expectativas, uma vez que os alunos se mostraram motivados com a oportunidade de aplicar os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula de forma prática.
 
O gestor educacional da escola Cívico Militar, 1º Tenente Paulo Teodoro Oliveira, ressaltou que o Corpo de Bombeiros Militar tem utilizado sua estrutura e credibilidade perante a sociedade para desenvolver ações de educação pública em apoio à comunidade escolar. Essa parceria tem se mostrado bastante positiva e proporcionado experiências enriquecedoras para os alunos.
 
Com essa instrução de orientação com bússola, os estudantes puderam adquirir conhecimentos práticos, desenvolver habilidades de cálculo e aprendizagem em equipe, além de vivenciar uma experiência de contato direto com a natureza. Essas atividades fora da sala de aula são de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de valores e habilidades necessárias para o futuro.
 
A Escola Cívico-Militar de Costa Rica segue empenhada em oferecer uma educação de qualidade, aliando os princípios militares aos valores cívicos e ao ensino tradicional, preparando os alunos para serem cidadãos atuantes e responsáveis em nossa sociedade. A instrução de orientação com bússola é apenas uma das diversas atividades que são realizadas com esse propósito, visando sempre o desenvolvimento integral dos estudantes.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista