Com 1 ouro, 10 pratas e 7 bronzes na Natação, Costa Rica brilha nos Jogos Escolares da Juventude de MS

Com 1 ouro, 10 pratas e 7 bronzes na Natação, Costa Rica brilha nos Jogos Escolares da Juventude de MS
No último domingo (23), chegaram ao fim os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, etapa Campo Grande/MS para estudantes-atletas de 12 a 14 anos, com a disputa da Natação de Costa Rica. O evento definiu os campeões que representarão o estado na etapa nacional escolar, os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), em Recife (PE).
 
Costa Rica foi destaque nas modalidades de Atletismo, Natação e Badminton, tendo seus atletas representado as escolas municipais Francisco Martins Carrijo e Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Morais. A atleta Kemilly Iara de Almeida Costa, de 13 anos, foi o grande destaque do Atletismo ao conquistar o primeiro lugar no pentatlo, que consiste em cinco provas: 80 metros com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, 600 metros e salto em distância. Com esse resultado, Kemilly garantiu o ouro na modalidade e irá representar Costa Rica e Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros em Recife.
 
Outra modalidade em que Costa Rica se destacou foi a Natação. Tanto no feminino quanto no masculino, a equipe conquistou o 2º lugar, perdendo apenas para Campo Grande, que ficou em 1º lugar. No quadro de medalhas, Costa Rica ficou em 3º lugar, com 1 ouro, 10 pratas e 7 bronzes, totalizando 18 medalhas, perdendo apenas para Jardim e Campo Grande.
 
No Badminton, Costa Rica também obteve ótimos resultados. No feminino, a equipe ficou em 6º lugar, enquanto no masculino conquistou a 2ª posição. No geral masculino, a equipe de Costa Rica ficou em 2º lugar, com destaque para Luiz Fernando Ramos, que obteve o 8º lugar no Badminton. Outro atleta que foi destaque, Caio Ferreira da Silva que ficou em 3º lugar no individual.
 
Organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul tiveram como objetivo aumentar a participação dos alunos em atividades esportivas nas instituições de ensino públicas e privadas do estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil estadual em torno do esporte. Além disso, o evento serve como seletiva para as etapas regional e nacional dos Jogos Escolares da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil.
 
A próxima fase dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul ocorrerá em Coxim, de 9 a 14 de julho, com a disputa da terceira divisão de futsal e voleibol na faixa etária de 12 a 14 anos.

Forjando Campeões
 
O projeto Forjando Campeões visa incentivar a prática de atividades esportivas e culturais entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo a democratização das práticas esportivas comunitárias e de lazer. Em Costa Rica, o projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o clube esportivo CREC, a Câmara de Vereadores e o Governo do Estado de MS, através da Fundesporte.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista